Você não precisa investir em Design para crescer
Grandes empresas como McDonald's, Walmart, Hering, Magazine Luiza investem bastante em design e têm obtido resultados fantásticos. A Hering passou por uma reformulação nos últimos anos - reformulação essa que envolveu muito design - e entre 2007 e 2012 valorizou 324% na bolsa.
Magazine Luiza então, nem se fala. Têm feito uma reestruturação em toda a empresa focada em pesquisa, design e inovação. Resultado: 15.467% de valorização de 2015 até 2018. Pra quem não sabe, eles compraram a Netshoes.
Mas você sempre vai ouvir aquela conversa: "Ah, fulano abriu um negócio, nunca investiu nada em design e tá indo bem". OK, vamos lá.
José abriu um mercado, tem um logo bem feio mas tá crescendo muito. OK, e se abrir um Walmart do lado, será que ele sobrevive?
Antônio tá indo super bem na sua lanchonete, mesmo investindo zero em design. OK, se abrir um McDonald's do lado, ele sobrevive?
Se abrir uma Hering do lado da lojinha da dona Mercedes, quanto tempo ela vai conseguir sobreviver?
Se a Magazine Luiza inaugurar uma loja a duas quadras da Varejo Dois Irmãos, já era.
Então é muito fácil crescer sem investir em design quando você não tem um concorrente que investe. Essas empresas podem até sobreviver sim, mas elas irão sentir pesadamente a força de empresas que investiram em design ao longo dos anos. Já vimos isso quantas vezes, heim?
Texto de @marcelokimuradesign