
4 erros comuns na criação do seu logotipo
Abriu uma empresa, ou vai começar a oferecer serviços profissionais? É muito importante que tenha uma identidade que vai representar visualmente a sua empresa ou você, mas há alguns erros que muitos cometem nesse processo.
1. Buscar um designer por preço.
Há arquitetos ruins, há advogados ruins, há mecânicos ruins e há designers ruins, todos esses têm um aspecto em comum, cobram barato demais. Como não tem qualidade no seu trabalho vão tentar conquistar o cliente cobrando bem abaixo dos que são realmente profissionais. Como se diz né, "O barato sai caro".
2. Criar um logo de acordo com seu gosto pessoal.
"Coloca essa cor", "puxa pra cá", "aumenta aqui", "no meu logo quero uma lâmpada, um gato e um navio". É claro que o designer pode considerar alguma preferência sua, mas deixe o designer trabalhar, deixe ele lhe entregar aquilo que, por sua experiência e profissionalismo, ele sabe que vai ter um melhor resultado. Um designer profissional vai lhe entregar uma solução para a sua necessidade e não fazer um desenho que você tem em sua mente.
3. Google: "Como criar uma logo de graça?"
Você já fez essa pesquisa no Google?
A internet está cheia de "logos gratuitos", mas esses logotipos não representam sua empresa, não se comunica com seu público alvo, é apenas um símbolo que você achou bonito. E pior, qualquer outra empresa pode usar ou já pode estar usando aquele símbolo como seu logotipo. Você vai querer talvez correr o risco de sua empresa ser confundindo com outra empresa que oferece os mesmos serviços?
4. Não registrar o seu logotipo.
Digamos que você não cometeu esses erros acima, faz tudo como tem que ser e tem uma identidade visual excelente. Você já registrou? Se você comprar uma casa, mas não tem a escritura, você não tem nada. Com relação a sua identidade visual se dá o mesmo, se você não tem o registro, outra pessoa pode usar e ainda, se ele registrar como sendo dele pode lhe obrigar a não usar mais essa marca. Percebeu o perigo?